WhatsApp Image 2020-08-09 at 10.05.33.jpeg
johann-walter-bantz-Clv9DfJLwac-unsplash.jpg

NOSSA HISTÓRIA

A Federação Angolana de Boxe, FABOXE, foi fundada em 1979.

No ano seguinte à sua fundação, em 1980, participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos, que foi realizado em Moscovo (à época, antiga União Soviética), representada pelos atletas:

- João Luís de Almeida na categoria peso Galo;

- Abílio Ameida Cabral na categoria peso Pluma;

- Alberto Mendes Coelho, categoria peso Leve.

PRESIDENTES DA FABOXE

Desde sua fundação em 1979, a Faboxe elegeu oito Presidentes.

O primeiro foi  Gilberto Simão, seguido por:

2- Narendra de Sousa,

3- Rufino Faria,

4- Mário Teixeira Nunes,

5- Augusto Jorge Baptista,

6- Lourenço Francisco Miranda,

7- Ernesto Roberto Webba,

8- Carlos Luís Gonçalves (actual).

HISTÓRIA DO BOXE

O primeiro registo da história de pugilismo, aconteceu no Egito, por volta de 3.000 a.C.

Os lutadores estavam nus e o evento fez parte das festividades do Rei.

A partir de então, o Boxe evoluiu ao longo dos anos até que, em 688 a.C., tornou-se uma modalidade olímpica a partir da edição dos Jogos Olímpicos da Antiguidade que ocorrera em Olímpia, na Grécia.

A primeira competição de Boxe nos Jogos Olímpicos da era moderna aconteceu na edição de 1904, em St. Louis (EUA), com sete categorias de peso.

Em 1920, durante a realização dos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica, foi criada a Federação Internacional de Boxe Amador. Este foi um marco importante para o Boxe Olímpico na medida em que possibilitou o desenvolvimento rápido das competições internacionais, ampliando o horizonte dos atletas a partir da criação de torneios que contaram com a participação de equipes de diversos países do mundo.

Em 1946, a FIBA foi dissolvida e a Associação de Boxe Amador inglesa se uniu com a Federação Francesa de Boxe para criar a Associação Internacional de Boxe Amador – AIBA. Há mais de 65 anos a AIBA continua a regular as mais importantes competições internacionais de Boxe Olímpico, inclusive nas edições dos Jogos Olímpicos.

DATAS IMPORTANTES NA HISTÓRIA DO BOXE OLÍMPICO

1906 – O exame médico passa a ser obrigatório antes das competições.

1926 – A FIBA decide limitar um boxeador por país em cada categoria de peso. Os rounds foram limitados em três, de 3 minutos por luta.

1931 – Antes dessa data, o árbitro da luta actuava do lado de fora do ringue, sentado em uma cadeira alta. O árbitro passa a acompanhar a luta de dentro do ringue. Juízes também passam a actuar ao redor do quadrilátero.

1950 – As categorias do Boxe Olímpico passam de oito para dez. Nesse ano foi decidido pela AIBA que a partir dos Jogos Olímpicos de 1952, em Helsink, na Finlândia, os perdedores das semifinais ganhariam automaticamente a medalha de bronze.

1968 – A categoria mosca-ligeiro foi introduzida nos Jogos Olímpicos da Cidade do México. O Boxe Olímpico passa a ter 11 categorias.

1972 – A superfície branca na parte da frente das luvas de Boxe é utilizada pela primeira vez naquele ano nos Jogos Olímpicos de Munique, na Alemanha Ocidental.

1974 – O Campeonato Mundial de Boxe Amador é realizado pela primeira vez. O evento aconteceu em Cuba. Actualmente acontece de dois em dois anos e é uma das competições mais competitivas e importantes do calendário mundial de Boxe Olímpico.

1994 – No 13º Congresso da AIBA, realizado em Pequim com a participação de 187 federações nacionais, algumas resoluções foram definidas e perduram até hoje. Com o objetivo de aumentar a segurança dos atletas, a utilização da luva de 10 onças passa a ser obrigatória. O limite máximo de idade foi estendido para 34 anos. Outra decisão importante foi o reconhecimento por parte da AIBA ao Boxe Feminino.

2009 – Lançamento do World Series of Boxing (WSB).

2010 – O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) aceita a introdução do Boxe Feminino nos Jogos Olímpicos em três categorias de peso. O Boxe Masculino passa a ter, a partir de então, 10 categorias de peso.

2011 – Lançamento da AIBA Pro Boxing (APB).

MAIS UM POUCO SOBRE A FABOXE

Eduardo Daniel

Atleta da seleção Nacional, residente em França.

Carlos Luís Gonçalves

Presidente da

FABOXE

Pedro Gomes

Atleta da seleção Nacional, do Pré Olímpico em Dakar, Senegal, 2020.

Evander Osório

Atleta angolano, residente na Alemanha.